Prefeitura de São Luís (MA) adota Oficina da Matemática na rede de ensino
Mais um município brasileiro irá adotar a Coleção Aprendizagem em Ação – Oficina da Matemática na rede pública de ensino para melhorar os indicadores da Educação Básica, além de ajudar o estudante em sua jornada de aprendizagem da disciplina. A Prefeitura de São Luís, no Maranhão, por meio da Secretaria Municipal de Educação, adquiriu o material complementar para as turmas de 5º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.
Nos dias 20 e 21 de fevereiro, a Sertões Editora esteve no município para realizar a Jornada de Formação dos Professores e Coordenadores Pedagógicos. O objetivo foi apresentar a coleção aos educadores e orientá-los sobre as formas de utilização do conteúdo em sala de aula. Participaram do evento cerca de 800 professores e educadores da rede municipal.
Para o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, a aquisição da coleção vem somar força ao trabalho dos docentes e, consequentemente, no processo de desenvolvimento do aluno na Matemática. Ele elogiou a iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior de suprir as necessidades de aprendizagem dos estudantes com o material.
A coordenadora do Centro de Formação de Educadores da secretaria, Rosa de Fátima Damasceno Faro, disse que a coleção possui um conteúdo lúdico e participativo. “Com esse material, nós queremos que o estudante atinja um bom resultado na aprendizagem da disciplina, e que isso reflita não somente na sala de aula, mas no dia a dia, na vida de cada um”, afirmou.
O professor Rilder Bruno de Lima contou que muitas vezes prefere criar atividades próprias para atender as necessidades do aluno. “Às vezes eu nem utilizo o livro didático. Tenho obtido melhores resultados criando atividades de acordo com o conteúdo. Mas, agora, essa coleção vai ajudar meu trabalho porque nela já está categorizada e separada as atividades”, afirmou.
Mais autonomia para o estudante
A criadora da metodologia, mestre em Educação e professora, Fabiana Ubriaco, foi a responsável por apresentar o conteúdo aos docentes nos dois dias de formação. Ela disse que os professores e coordenadores entenderam a organização do material e também deram contribuições valiosas para aplicá-lo na rede de ensino.
“Os professores participaram e gostaram muito do material. Entenderam a lógica do ‘se o estudante faz o exercício, ele aprende’“, assinalou.
Os docentes da rede de ensino de São Luís irão receber a coleção, que contém quatro volumes, um para cada bimestre, além do Guia de Orientações.
A coleção está alinhada à Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, uma vez que se preocupa em tornar o estudante agente ativo de seu aprendizado, desenvolvendo habilidades que se encaixam no seu contexto dentro e fora da escola.
Inclusive, nós fizemos um artigo sobre os principais destaques da BNCC. Confira aqui e deixe seu comentário.