Aprendizagem

A BNCC e a Matemática no Ensino Fundamental

Aqui você vai encontrar um conteúdo completo e especial sobre a BNCC e a Matemática no Ensino Fundamental.

Sabemos que a Base Nacional Comum Curricular se tornou o documento de referência nacional e obrigatório para a elaboração de currículos na Educação Básica. 

No entanto, muitos educadores ainda têm dúvidas sobre a aplicação dos eixos e conteúdos no planejamento de suas aulas. 

Estamos aqui para ajudar você a refletir e trabalhar a Matemática no Ensino Fundamental. Continue nos acompanhando.

A BNCC e Matemática no Ensino Fundamental: entenda o que mudou

Certamente, a esta altura do campeonato, você já deve saber o que é a BNCC e qual o seu objetivo.

Nós já abordamos os principais pontos da mudança na Educação.

Nesse sentido, o que vamos tratar aqui é a Matemática no Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais) a partir da proposta da BNCC.

Antes da Base, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) eram os documentos que norteavam a elaboração dos currículos escolares no Brasil.

Com a BNCC, a principal mudança foi garantir que o estudante no Ensino Fundamental vivencie as práticas da Matemática em situações reais dentro e fora da escola.  

Diante disso, o educador deve organizar planos de aula para apresentar problemas ou perguntas que demandam diferentes níveis de raciocínio.

Os estudantes precisam ser provocados e incentivados a buscarem respostas e soluções.

Como consequência, essas respostas devem ser explicadas e justificadas.

Portanto, é uma mudança que vai exigir do professor um novo olhar para o processo de ensino-aprendizagem.

Acima de tudo, será preciso conectar as Competências Gerais da BNCC e as Competências Específicas da Matemática nas atividades. 

A seguir, vamos entender melhor o que são as competências propostas pela Base na Matemática. 

Competências Específicas da BNCC na Matemática: como funciona?

Menina, em uma sala de aula, segurando uma caneta em frente ao quadro, olhando para a câmera.

 

O educador precisa refletir sobre cada situação de aprendizagem para desenvolver nos estudantes as competências. 

A BNCC apresenta 10 Competências Gerais que funcionam como um guia para a produção de conhecimento.

Elas devem ser desenvolvidas em toda a Educação Básica. Como também precisam estar presentes em cada componente curricular, habilidades e aprendizagens e nos currículos locais. 

Por quê é importante desenvolver as competências exigidas pela BNCC?

Vamos imaginar a seguinte situação:

Você admira um jogador de futebol que é habilidoso com a bola, sabe dar passes certeiros e marca muitos gols.

Em resumo: ele faz o verdadeiro “futebol arte”.

Mas você já viu que durante as partidas ele sempre responde às provocações da torcida.

Frequentemente ele demonstra raiva, nervosismo e não consegue controlar os seus impulsos.

Ou seja, o comportamento desse jogador aponta que ele não desenvolveu competência emocional para lidar com desafios e provocações da profissão.

É por isso que as Competências Gerais exigidas pela BNCC têm um papel fundamental para o desenvolvimento do estudante.

E a BNCC na Matemática também estabeleceu as competências específicas.

Elas devem ser trabalhadas com as competências gerais de forma conjunta, progressiva e convergente

Confira abaixo as competências específicas da BNCC na Matemática e como relacioná-las com as gerais: 

1. Ciência viva

Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos.

Afinal, ela é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

Articulada com as Competências Gerais
01 – Conhecimento para entender e explicar a realidade, enquanto continua aprendendo a colaborar com a sociedade.

2. A Matemática para compreender o mundo

Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, como também recorrer aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo. 

Articulada com as Competências Gerais
01 – Conhecimento para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo a colaborar com a sociedade.
02 – Pensamento científico, crítico e criativo para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções.
04 – Comunicação para expressar-se e partilhar informações, experiências, ideias, sentimentos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 
07 – Argumentação para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns. 

3. Aplicar conhecimentos matemáticos

Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento.

Da mesma forma, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções. 

Articulada com as Competências Gerais
02 – Pensamento científico, crítico e criativo para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções.
04 – Comunicação para expressar-se e partilhar informações, experiências, ideias, sentimentos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 
07 – Argumentação para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns. 

4. Produzir argumentos convincentes

Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais.

De tal forma que investigue, organize, represente e comunique informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes. 

Articulada com as Competências Gerais
02 – Pensamento científico, crítico e criativo para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções.
04 – Comunicação para expressar-se e partilhar informações, experiências, ideias, sentimentos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 
07 – Argumentação para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns. 

5. Utilizar processos e ferramentas tecnológicas 

Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados. 

Articulada com as Competências Gerais
01 – Conhecimento para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo a colaborar com a sociedade.
04 – Comunicação para expressar-se e partilhar informações, experiências, ideias, sentimentos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
05 – Cultura digital para comunicar-se, acessar e produzir informações e conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria. 

6. Enfrentar situações-problema

Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e sintetizar conclusões.

Ademais, utilizar diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados). 

Articulada com as Competências Gerais
02 – Pensamento científico, crítico e criativo para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções.
04 – Comunicação para expressar-se e partilhar informações, experiências, ideias, sentimentos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 
07 – Argumentação para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns. 

7. Valorizar a diversidade de opiniões

Desenvolver e/ou discutir projetos que abordam, sobretudo, questões de urgência social, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.

Similarmente, valorizar a diversidade de opiniões de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceito de qualquer natureza. 

Articulada com as Competências Gerais
04 – Comunicação para expressar-se e partilhar informações, experiências, ideias, sentimentos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 
07 – Argumentação para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns.
09 – Empatia e cooperação para fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade, sem preconceitos de qualquer natureza. 

8. Trabalho coletivo e interação cooperativa

Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente no planejamento e desenvolvimento de pesquisas para responder a questionamentos e na busca de soluções para problemas.

Igualmente identificar aspectos consensuais ou não na discussão de uma determinada questão, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles. 

Articulada com as Competências Gerais 
04 – Comunicação para expressar-se e partilhar informações, experiências, ideias, sentimentos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.  
07 – Argumentação para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns. 
08 – Autoconhecimento e autocuidado para cuidar de sua saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com eles. 
09 – Empatia e cooperação para fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade, sem preconceitos de qualquer natureza. 
10 – Responsabilidade e cidadania para tomar decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. 

O que é o letramento matemático no Ensino Fundamental para a BNCC?

 

Na BNCC, o estudante deve encontrar a resposta certa, mas aprender a justificá-la por meio do raciocínio lógico e crítico.

“Por que eu preciso estudar Matemática?”. Eventualmente você já deve ter se deparado com um estudante que lhe fez essa pergunta.

Ainda é muito forte a ideia de que a disciplina é um bicho de sete cabeças.

Ou que para se dar bem nas provas, é preciso recorrer à decoreba de cálculos e fórmulas. 

Mas a Base propõe a quebra desses paradigmas, possibilitando aos professores e estudantes dentro da sala de aula uma nova postura refletida no letramento matemático. 

Não basta aprender apenas conceitos ou terminologias. Em outras palavras, é necessário usar esse conhecimento para raciocinar, argumentar, comunicar e representar nos mais diferentes contextos. 

Além disso, o letramento matemático está ligado com as competências específicas e gerais.

Portanto, o estudante deve encontrar a resposta certa, mas aprender a justificá-la por meio do raciocínio lógico e crítico. 

As cinco unidades temáticas na Matemática

Os conteúdos da BNCC da Matemática no Ensino Fundamental — anos iniciais e anos finais — são divididos em cinco unidades temáticas. São eles: Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas e Probabilidades e Estatística. 

Para cada unidade temática foram definidos objetos de conhecimento e habilidades que devem ser trabalhadas a cada ano de forma progressiva. 

Aliás, é importante lembrar dois pontos: a organização das aulas deve ser feita por habilidades.

Além disso, a progressão das habilidades não estão restritas a seu componente curricular. 

É recomendado fazer o cruzamento de eixos para contribuir no desenvolvimento de competências dos estudantes.

Abaixo você vai conhecer cada uma delas separadas e explicadas por anos iniciais e finais. Acompanhe!

As unidades temáticas nos anos iniciais (1º ao 5º ano)

Números

O objetivo é desenvolver o pensamento numérico, como o sistema de numeração decimal (leitura, comparação e ordenação de números naturais), problemas de contagem, propriedades das operações, cálculo de porcentagens reconhecimento de números no contexto diário. 

Você pode trabalhar com as habilidades: 

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem em ordem, mas sim código de identificação. 

(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.

(EF02MA08) Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais.

(EF04MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar.

(EF05MA05) Comparar e ordenar números racionais positivos (representações fracionária e decimal), relacionando-os a pontos na reta numérica.

Álgebra

A intenção é desenvolver o pensamento algébrico por meio de padrões figurais e numéricos (investigação de regularidades ou padrões em sequências), construção de sequências repetitivas e de sequências recursivas, relação e propriedades da igualdade. 

Então você pode trabalhar com as habilidades: 

(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.

(EF02MA11) Descrever os elementos ausentes em sequências repetitivas e em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

(EF05MA10) Concluir, por meio de investigações, que a relação de igualdade existente entre dois membros  permanece ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir cada um desses membros por um mesmo número, para construir a noção de equivalência.

Geometria

O objetivo é desenvolver no estudante a capacidade de entender posição e deslocamento no espaço, investigar propriedades, produzir argumentos geométricos.

Ao passo que, espera-se do estudante a habilidade de estabelecer relações espaciais para localizar pessoas, objetos, estabelecimentos, ruas, cidades, entre outros. 

Você pode trabalhar com as habilidades: 

(EF01MA11) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.

(EF02MA13) Esboçar roteiros a ser seguidos ou plantas de ambientes familiares, assinalando entradas, saídas e alguns pontos de referência.

(EF04MA18) Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria.

(EF05MA15) Interpretar, descrever e representar a localização ou movimentação de objetos no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido e giros.

Grandezas e Medidas 

Nessa unidade, o educador pode explorar a habilidade de ler horas e minutos em relógios analógicos e digitais, e estabelecer associação entre unidades de medidas de tempo, entre outros.

É possível mesclá-la com outras áreas do conhecimento como Ciências e Geografia.

Assim, o estudante é capaz de realizar práticas sociais comuns e necessárias no dia a dia. 

Você pode trabalhar com as habilidades: 

(EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.

(EF01MA18) Produzir a escrita de uma data, apresentando o dia, o mês e o ano, e indicar o dia da semana de uma data, consultando calendários.

(EF02MA18) Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda.

(EF03MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca.

Probabilidade e Estatística

Tem por objetivo trabalhar as noções do acaso, conceitos, fatos e procedimentos presentes em muitas situações do dia a dia; sendo capaz de interpretar, analisar e argumentar para tomar decisões. 

Assim sendo, você pode trabalhar com as habilidades: 

(EF01MA20) Classificar eventos envolvendo o acaso, tais como “acontecerá com certeza”, “talvez aconteça” e “é impossível acontecer”, em situações do cotidiano.

(EF02MA22) Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima.

(EF04MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais.

(EF05MA23) Determinar a probabilidade de ocorrência de um resultado em eventos aleatórios, quando todos os resultados possíveis têm a mesma chance de ocorrer (equiprováveis).

As unidades temáticas nos anos finais (6º ao 9º ano)

Nos anos finais do Ensino Fundamental na Matemática na BNCC, as unidades temáticas permanecem as mesmas dos anos iniciais.

Sobretudo, nesta etapa é fundamental ter em mente a experiência e os conhecimentos matemáticos já adquiridos pelos estudantes. 

Existe uma evolução natural no desenvolvimento das habilidades entre os anos iniciais e anos finais. Acima de tudo, o estudante precisa fazer o uso da linguagem simbólica, da representação e da argumentação.

Aqui também cabe utilizar outras áreas do conhecimento e elaborar atividades de forma colaborativa, dando autonomia para os estudantes.

Afinal, eles precisam explicar suas respostas, seus erros e acertos, e discutir o raciocínio com os colegas. 

A seguir você verá a diferença na progressão das habilidades para cada unidade temática. 

Números

Nessa fase, os estudantes precisam estar capacitados para reconhecer, comparar e ordenar números reais, como conceitos básicos de economia e finanças.

Além disso, eles devem aprender a lidar com operações fundamentais. 

Você pode trabalhar com as habilidades: 

(EF06MA02) Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas. Do mesmo modo sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero).

Utilizar, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.

(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.

(EF08MA04) Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, incluindo o uso de tecnologias digitais.

(EF09MA04) Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação científica, envolvendo diferentes operações.

Álgebra

O estudante precisa resolver situações-problema utilizando o pensamento algébrico ao seu contexto próximo.

Eles precisam elaborar problemas que possam ser representados por sistemas de equações e inequações, inclusive no plano cartesiano. 

Aliás, o uso da tecnologia e a linguagem algorítmica aparecem com o objetivo de identificar padrões, estabelecer generalizações e utilizar esses conhecimentos para alicerçar descobertas e construções. 

Você pode trabalhar com as habilidades: 

(EF06MA14) Reconhecer que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.

(EF08MA09) Resolver e elaborar, com e sem uso de tecnologias, problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 2º grau do tipo ax2 = b.

(EF09MA07) Resolver problemas que envolvam a razão entre duas grandezas de espécies diferentes, como velocidade e densidade demográfica.

Geometria

Entram no conteúdo algoritmos e fluxogramas, habilidades para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial e o desenvolvimento do raciocínio hipotético-dedutivo. 

Você pode trabalhar com as habilidades: 

(EF06MA16) Associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante, em situações como a localização dos vértices de um polígono.

(EF07MA21) Reconhecer e construir figuras obtidas por simetrias de translação, rotação e reflexão, usando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica.

Vincular esse estudo a representações planas de obras de arte, elementos arquitetônicos, entre outros.

(EF09MA15) Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um polígono regular cuja medida do lado é conhecida, utilizando régua e compasso, como também softwares.

Grandezas e Medidas

Os estudantes devem ser preparados para resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume, sem uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos e situações reais. 

Do mesmo modo, a unidade permite trabalhar com a linguagem computacional por meio do estudo de medidas de capacidade de armazenamento de computadores como grandeza. 

Crianças observando um pequeno robô percorrendo um circuito.

 

Na Matemática, a BNCC permite trabalhar com a linguagem computacional.

Você pode trabalhar com as habilidades: 

(EF06MA26) Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.

(EF08MA20) Reconhecer a relação entre um litro e um decímetro cúbico e a relação entre litro e metro cúbico, para resolver problemas de cálculo de capacidade de recipientes.

(EF09MA19) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas.

Probabilidade e Estatística

É o ano que antecipa a entrada para o Ensino Médio. Portanto, nessa unidade vale desenvolver atividades com experimentos e simulações para analisar os resultados obtidos.

Os estudantes devem planejar e realizar pesquisas envolvendo temas da realidade social, assim como interpretar os dados e produzir relatório escrito com tabelas e gráficos, com o apoio de planilhas eletrônicas. 

Você pode trabalhar com as habilidades: 

(EF06MA31) Identificar as variáveis e suas frequências e os elementos constitutivos (título, eixos, legendas, fontes e datas) em diferentes tipos de gráfico.

(EF07MA37) Interpretar e analisar dados apresentados em gráfico de setores divulgados pela mídia e compreender quando é possível ou conveniente sua utilização.

(EF09MA20) Reconhecer, em experimentos aleatórios, eventos independentes e dependentes e calcular a probabilidade de sua ocorrência, nos dois casos.

Conclusão

Se antes você já tentou explicar em vão ao seus alunos que a Matemática está em tudo, com a BNCC o processo de despertar neles um novo olhar para disciplina poderá surtir mais efeito. 

Assim como em outras disciplinas, a BNCC na Matemática no Ensino Fundamental propõe que o estudante se torne o protagonista de sua aprendizagem.

Por meio da mediação pedagógica do professor, os estudantes serão provocados a falar de suas ideias e argumentar suas resoluções com a turma.

Por isso é válido utilizar situações do cotidiano para mostrar a relevância desses conteúdos para a formação do cidadão. 

Como também é importante trabalhar a integração entre os saberes de outros componentes curriculares.

Dessa maneira há a troca de informações entre o corpo docente da escola para tratar os temas de forma transversal. 

Não é impossível colocar as propostas da BNCC em prática, mas é preciso lembrar que sua implementação exige conhecimento e a formação continuada dos professores. 

Esperamos que esse material tenha ajudado.

Deixe seu comentário falando das suas conquistas e dificuldades com a BNCC na Matemática no Ensino Fundamental.

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