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Oficina da Língua Portuguesa

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O século XXI no âmbito educacional está sendo marcado pela busca da potencialização da aprendizagem dos estudantes da educação básica. Muito se tem feito, falado e buscado no que tange ao desenvolvimento de habilidades cognitivas, de leitura e compreensão dentre outras dentro e fora da sala de aula. O fato é que mesmo com tamanho empenho por parte de todos os envolvidos no processo educacional as avaliações, tanto externas como internas, tem apresentado resultados insatisfatórios acerca do desempenho de nossos estudantes.

Nesse sentido, a Coleção Aprendizagem em Ação – Oficina de Língua Portuguesa (com o foco em gêneros textuais) foi elaborada com base em estudos voltados ao desenvolvimento cognitivo do indivíduo, ao uso de ferramentas adequadas para o processo de diagnose e ampliação do conhecimento dos estudantes e à busca da qualidade da educação que queremos oferecer à nossas crianças que se encontram em meio a um processo de letramento.

Para isso, o eixo estruturante dessa Coleção parte do tema “Leitura de Gêneros Textuais” e avança à partir de uma gradação que acompanha a evolução cognitiva de nossos estudantes associada ao uso de habilidades de pensamento diversas que se articulam com conhecimentos escolares e da vida em sociedade de nossos estudantes, tudo isso associado e articulado aos perfis de estudantes organizados à partir dos padrões de desempenho cognitivo diagnosticado por uma série de avaliações amplamente utilizadas no cenário educacional atual.

É preciso desenvolver o hábito da leitura dentro e fora da sala de aula. Só assim teremos a garantia de leitores críticos, perspicazes e ativos em nossa sociedade. Por isso, essa Coleção utiliza-se de uma enorme variedade de textos de diversos gêneros afim de apropriar nossos estudantes de processos de leitura, compreensão e tratamento de informações – competências leitoras necessariamente importantes para a vida em sociedade.

Assim, essa Coleção utiliza enquanto parâmetros de diagnóstico, ampliação e sistematização do conhecimento os descritores (habilidades mínimas) de Língua Portuguesa – do 5º ano do ensino fundamental I e do 9º ano do ensino fundamental II – da  Matriz de Referência da Prova Brasil que são trabalhados nas oficinas de forma a garantir o avanço da aprendizagem dos estudantes no decorrer do trabalho com as atividades uma vez que as mesmas foram elaboradas pensando no desenvolvimento das habilidades de pensamento do ser humano.

Toda a coleção é organizada em duas etapas 1 e 2 que, por sua vez são divididas em quatro volumes. A etapa 1 desta coleção é destinada aos estudantes do 5º ano do ensino fundamental I e 6º e 7º anos do ensino fundamental II. A etapa 2, por sua vez, é destinada para o trabalho com os estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental II.

O critério utilizado para a organização e escolha dos descritores trabalhados em cada um dos volumes partiu da preocupação com a função social da língua de forma que as atividades sequenciadas de cada oficina não se prendesse aos meros processos de decodificação, mas sim à aquisição de competência leitora, análise e síntese de informações e conhecimentos, e a compreensão de estilos textuais recorrentes na vida em sociedade. Para isso, cada volume foi construído a partir de tópicos específicos da Matriz de Referência da Prova Brasil, conforme o esquema a segui:

 

 

 

 

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