Aprendizagem

Língua Portuguesa: nova coleção chega com foco nos gêneros textuais

Mais de 70% dos alunos do ensino médio têm nível insuficiente de aprendizado na Língua Portuguesa. Os dados são do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2017 e expõem a cruzada dos educadores contra o desempenho insatisfatório dos alunos.

Situações como essas motivaram a Sertões Editora a criar um material voltado para o aprendizado do estudante na disciplina. Trata-se da coleção Aprendizagem em Ação – Oficina da Língua Portuguesa, que possui como foco os gêneros textuais.

Neste artigo vamos explicar tudo sobre a nova coleção e como ela pode contribuir no cenário educacional. Continue conosco e entenda!

Cenário crítico na aprendizagem da Língua Portuguesa

O desempenho do Saeb 2017 revela o baixíssimo percentual de alunos com aprendizado adequado em Língua Portuguesa. A maioria desses estudantes não consegue localizar informações explícitas em artigos de opinião ou em resumos.

São habilidades básicas esperadas pelos estudantes e que fazem parte das matrizes de referência do Ministério da Educação (MEC).

Apesar dos avanços na etapa inicial do Ensino Fundamental, o cenário geral mostra que precisamos avançar na educação básica.

E como podemos mudar essa realidade?

Aprendizagem da Língua Portuguesa com foco nos gêneros textuais

A coleção Aprendizagem em Ação – Oficina da Língua Portuguesa possui como foco os gêneros textuais. Sobretudo, ela foi elaborada com base em estudos voltados ao desenvolvimento cognitivo do indivíduo e na ampliação do conhecimento dos estudantes.

O material engloba uma enorme variedade de textos de diversos gêneros. Logo, o objetivo é fazer com que os estudantes se apropriem dos processos de leitura, compreendam e consigam tratar as informações (competências leitoras) importantes para a vida em sociedade.

É a mesma lógica da coleção de Matemática, que está organizada em oficinas que garantem o avanço na aprendizagem dos estudantes no decorrer da realização das atividades.

Ou seja, as atividades consideram o avanço de cada estudante, respeitando o seu tempo, seu estilo cognitivo e o amadurecimento na aprendizagem voltada à leitura e escrita.

Agora vamos entender a estrutura do conteúdo. Continue nos acompanhando!

Como está organizada a coleção de Português

A coleção Oficina da Língua Portuguesa está organizada em grupos de oficinas para duas etapas da educação. São elas: etapa I (4º,5º e 6º anos do Ensino Fundamental), e etapa II (7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio).

  • Etapas I e II: 4 volumes bimestrais (sendo 4 para o estudante e 4 para o professor)
  • Oficinas: 32 oficinas para cada etapa, sendo 4 para cada mês.
  • Testes de Verificação de Aprendizagem: 8 testes para cada etapa, sendo 1 para cada mês, ao final do trabalho de cada volume. Um teste para cada etapa para aplicação após o término de todos os volumes.
  • Um Guia de Orientação do Uso da coleção

Assim sendo, a preocupação foi utilizar os descritores (habilidades mínimas) de Língua Portuguesa (do 5º ano do Ensino Fundamental I e do 9º ano do Ensino Fundamental II). Eles compõem a Matriz de Referência do Saeb.

Portanto, as atividades sequenciais das oficinas não estão ligadas apenas aos processos de decodificação, mas sim, à aquisição de competência leitora.

Como à análise e síntese de informações e conhecimentos, e à compreensão de estilos textuais recorrentes na vida em sociedade.

A coleção também é uma ótima ferramenta para os estudantes que cursam a modalidade da Educação de Jovens e Adultos, o EJA.

Quem ganha com a coleção de Português?

Quanto mais o material for trabalhado em sala de aula, maior será o avanço do conhecimento do estudante em Português. Mas além dos alunos, quem também ganha com a coleção são:

  • Os professores: eles terão instrumentos de apoio para o desenvolvimento e nivelamento dos estudantes com novos sistemas de avaliação por itens. Além disso, a metodologia é inspirada nos modernos sistemas de avaliação não só da educação nacional, como também de concursos públicos e outras iniciativas privadas.
  • Os sistemas de ensino: que passam a oferecer alternativas de desenvolvimento, nivelamento e recuperação dos estudantes, elevando o nível da rede. De modo que é garantido o compromisso para uma educação de qualidade.

Logo, haverá a evolução natural nas notas do Saeb, do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e de outras avaliações nacionais.

Ensino de português refletido nos princípios da BNCC

Com a coleção, o educador consegue também planejar suas aulas de acordo com a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Uma vez que o conteúdo é contextualizado e articulado ao uso da língua social.

Assim, as oficinas se manifestam com a presença de textos multimodais (memes, contos, notícias, bulas de remédio, tirinhas, charges, receitas culinárias, instruções de uso, artigos de opinião, propagandas e outros).

As atividades são construídas a partir de linguagem verbal e não verbal de forma que o estudante desenvolva a habilidade de interpretar o texto com o auxílio de material gráfico diverso.

A coleção estabelece atividades para capacitar o aluno a fazer uma leitura crítica da informação, como destaca a BNCC.

E aí? A coleção te interessou? Mande uma mensagem para a gente e leve o material para a sua escola.

Te convidamos também a baixar o nosso eBooksobre o sucesso no Ideb em cidades que utilizaram a coleção de Matemática.

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2 Comentários

  1. Olá,
    Assim como vocês ofereceram a coleção de Matemática para a Rede Pública Municipal de São Luís. Ofereçam também esta coleção.
    Será muito bem vinda para enriquecer a aprendizagem dos nossos alunos.
    Obrigada

    1. Olá, Silvana. Sim, a proposta é essa. Oferecer a coleção da Língua Portuguesa para toda a rede pública e privada.

      Esperamos que você tenha gostado!

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